MANAUS – BRASIL | Capital Mundial do Teatro em 2016

20160201_095639

Em visita à cidade pela  pela terceira vez, membros do ITI (International Theatre Institute) reuniram-se com representantes da prefeitura de Manaus no Palácio Rio Branco, Centro Histórico da cidade, para definir os últimos detalhes da programação do 35º Congresso Internacional do ITI.

O evento está previsto para acontecer durante uma semana, na primeira quinzena de junho de 2016. Segundo o presidente do Concultura, o escritor e diretor de teatro amazonense Márcio Souza, o objetivo é fazer uma edição mais diversificada do Congresso. “Esse congresso será muito mais artístico do que os outros, que sempre foram marcados por reuniões internas do ITI. Desta vez, teremos mais de 20 apresentações diárias movimentando a cidade, com atrações tanto locais quanto internacionais, que envolvem teatro, ópera, performance e outras artes”, afirmou o escritor.

São esperados aproximadamente 1500 artistas e estudantes de todo o mundo. Países como a China, Cuba, Chipre e Suécia já confirmaram representantes e disponibilizaram apresentações para serem realizadas em Manaus durante o evento. Além disso, espera-se que mais de mil estudantes de regiões e países vizinhos participem da programação. O objetivo do Congresso é promover a discussão das diretrizes e dos rumos do teatro no mundo e, com a Mostra Internacional de Teatro, promover o intercâmbio cultural e artístico entre os países.

PROMOÇÕES DOS HOTÉIS : Conheça as promoções dos hotéis que estão apoiando o 35º Congresso Internacional do Teatro.

 

 

Programação

Uma próxima reunião do ITI deverá ser realizada na cidade de Fujairah nos Emirados Árabes, em fevereiro, para apresentar e consolidar as decisões tomadas neste encontro. Segundo o presidente do Concultura, a proposta é que a programação do Congresso se volte, principalmente, para a difusão das artes e integração de artistas locais e de outros países. Logo, apenas o primeiro dia será dedicado a questões de diretrizes administrativas do ITI. No decorrer da semana, a programação será composta por espetáculos diários que vão desde peças a apresentações circenses e de dança, além de oficinas, palestras e seminários voltados à comunidade acadêmica.

O primeiro congresso aconteceu em Praga em 1948 quando também foi fundado o ITI, por iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). O último Congresso foi realizado em Yerevam, na Armênia. Para 2016, a Organização espera que o congresso realizado em Manaus seja um do melhores já realizados no mundo.

 

 

Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

Uma resposta a MANAUS – BRASIL | Capital Mundial do Teatro em 2016

  1. NOA WETE disse:

    ilustríssimos Companheiros,
    GESTORES do CENTRO BRASILEIRO do ITI

    Fraternais Saudações,
    Por parte dos Agentes do Teatro Angolano;
    Queiram receber os mais ardentes votos para que tanto a Organização
    como a Realização do “Nosso” CONGRESSO DE MANAUS – 2016
    seja O SUCESSO QUE O UNIVERSO TEATRAL ALMEJA;

    Proximamente, teremos novidades que servirão de Expressão de Solidariedade
    para com a Vossa abnegação laboral;
    Haja Energia e Inteligência para que, até Maio, as operações evoluam com êxitos!
    Acreditamos que, actualmente, o “sonho maior” de qualquer Agente do Teatro
    é respirar a pureza da Arte de Representar a Vida.
    Em Manaus… Que assim seja!
    NOA WETE
    Realizador Artístico : Actor – Encenador
    Jornalista
    ANGOLA

    Com estima. alta consideração,
    NOA WETE
    CENTRO ANGOLANO DE TEATRO

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *